A Importância da Restrição | por Rav Berg

Na porção de Vayera, encontramos uma história incomum. Deus aparece diante de Abraão que estava sentado na porta da sua barraca. Abraão não falou com Deus mas levantou seus olhos e percebeu três pessoas passando por ele. Esse primeiro verso soa incompreensível. Do Zohar nós sabemos que quando o primeiro verso de uma sessão da Bíblia é incompreensível, há um grande quantidade de Luz para ser revelada através dele.

Deus enviou três anjos para visitar Abraão. O Zohar explica que cada anjo tem uma missão e eles não podem cumprir mais de uma missão por vez. Anjos também têm a habilidade de se moldar à forma de pessoas. O anjo Rafael, anjo da cura, foi enviado a Abraão após sua circuncisão para provê-lo com cura. O anjo Gabriel foi enviado para destruir as cidades irmãs de Sodoma e Gomorra, onde o mais alto nível de maldade (desumanidade de um para com o outro) existiu. O anjo Michael, anjo das boas notícias foi enviado para informar Abraão e Sara que eles teriam um filho e também salvar Lote e sua família da destruição de Sodoma e Gomorra. O Zohar pergunta por que todos esses três anjos tinham que passar por Abraão. Estranhamente, nessa sessão de Vayera, o Zohar tem comentaristas que entram em uma longa discussão do porquê da existência de três anjos e qual sua missão quando eles vieram para Abraão.

Há um sistema. Por 4000 anos, tem sido revelado como nós podemos chamar aos anjos e evitar catástrofes antes da tragédia se manifestar. Anjos podem trazer boas notícias ou eles podem ir pelo outro caminho. Mas por que três anjos? Aqui nós aprendemos o significado e a significância de “três” e que cada célula na natureza consiste em trilhões de átomos, inclusive uma mesa.

Nós temos três anjos que nos mostram que o poder não está em como dividir, mas em como tomar vantagem dessa energia e sistema únicos e formar combinações diferentes, para que eles trabalhem de forma mais eficiente, de maneira que o nosso sistema imunológico funcione de maneira mais eficiente. O presente de Deus para a raça humana é que nós podemos ter controle de cada aspecto da fisicalidade. Mas a maior parte das pessoas nem sequer sonham com essa possibilidade. Esse fenômeno, essa nova disciplina, que não existe em nenhuma outra disciplina espiritual, enfatiza o Sistema de Três Colunas: da Direita, da Esquerda e a Central. Isso enfatiza o poder da restrição. Há três elementos que compõem o átomo - o próton (positivo ou Coluna da Direita), o elétron (negativo ou Coluna da Esquerda) e o nêutron (restrição ou Coluna Central) - por essa razão, o átomo é tão poderoso.

A nós foi dada a oportunidade de, apesar dos resultados de vidas passadas, se as coisas não estão indo bem ou do jeito como deveriam, nós podemos abrir seu lado positivo. Não devemos esquecer que nós somos os produtores de um show e que somos nós que organizamos tudo. Aqui nós temos a oportunidade de reestruturar aquilo que saiu do controle, como a água faz em uma inundação.

Esse é um direito nosso de nascimento, contato que não façamos nada para separar os átomos do mundo. Não é uma questão de certo ou errado. Se algo com uma natureza negativa emerge, não é Deus nos punindo. Sofrimento, dor e incerteza não vão nunca trazer unificação ao mundo. Então o que nós podemos fazer? O Zohar diz que estudar e conectar com a porção de Vayera nos dá a oportunidade de trazer controle zo corrigimos da situação.

O Zohar nos lembra que está em nosso poder corrigir as coisas que vão contra a natureza. O que foi destruído por qualquer razão e foi posto em um estado de desunião, pode ser restaurado. Nós aprendemos que aqui, se quisermos superar desastres, nós teremos que aprender a confrontar a situação e aprender o que é verdade e o que não é. Se você tem uma opinião, diga, faça, viva sua vida dessa maneira. Ninguém tem o direito de coagir ninguém. Contudo, o Zohar diz que é crucial restringir, não importa o quão correto você esteja, porque é dessa maneira que a Luz se revela na escuridão.

 

 

Seminário: Restrição | Seguindo os passos do Rav Berg com David Zakin

clique aqui para adquirir