Guia e meditação para o mês de Escorpião | Mar-Cheshvan

O mês astrológico de Escorpião ou, como é chamado em hebraico, Mar-Cheshvan, é a Coluna da Esquerda dos signos de água e é regido pelo planeta Marte (Ma'adim) e por Plutão.

O Livro da Formação fala dos sete planetas do sistema solar, em que o planeta Marte foi identificado como o planeta regente de Escorpião. Mais recentemente, planetas e corpos astrológicos foram descobertos e, como resultado, também foram identificados como tendo influência sobre os signos. Logo, Escorpião possui dois planetas regentes: Marte, conforme mencionado no Livro da Formação, e Plutão (descoberto em 1930). A astrologia kabalística, no entanto, se concentra nos sete planetas tradicionais.

Todos os signos de água são emocionais, mas os escorpianos são particularmente irracionais quando se trata das suas emoções. Eles vão a extremos, tanto para o lado positivo, quanto para o negativo. Só existem preto e branco no mundo do escorpiano; não há áreas cinzentas. Se você não é amigo deles, então, por exclusão, você é inimigo, e definitivamente será tratado como tal.

Como a Coluna da Esquerda dos signos de água, os escorpianos possuem um imenso desejo de poder e controle, e buscam-nos a todo custo. Eles não hesitam, nem fraquejam, e se mantêm no curso com total determinação e força, o que, às vezes, pode resultar em força e violência desnecessárias. Marte, que rege o mês de Escorpião, é o planeta (e não por coincidência, o deus grego) da guerra, o que torna os escorpianos guerreiros com ímpeto de eliminar seus inimigos, não importa o que aconteça.

Plutão rege a vida e a morte, bem como o poder e a energia da semente, que se manifesta como uma vida nova. Os profundos desejos sexuais do escorpiano têm origem na compulsão de propagar a raça humana.

Escorpião é um signo fixo, o que significa que as pessoas deste signo não gostam de mudança e desejam ter total controle sobre suas vidas e sobre as vidas daqueles ao seu redor. Seu medo maior é perder esse controle.

No mundo dos extremos do escorpiano, o amor é tudo. Se eles sentem que seu amor não está sendo correspondido, ele pode se transformar em ódio. É muito difícil para os escorpianos perdoar e esquecer. O típico escorpiano não descansa até obter sua revanche. Esse é o Tikun (correção) mais pesado do escorpiano – controlar o impulso de se vingar ao invés de viver, amar e abrir mão.

Mar-Cheshvan em hebraico significa "amargo Cheshvan". Porém, ele pode se transformar em Ram Cheshvan, que significa "elevado Cheshvan". Assim, nosso trabalho durante o mês é transformar aquilo que é amargo em doce, o que é baixo em elevado. É necessário ter consciência forte e autocontrole para alcançar essa transformação. Não é fácil transformar as forças escuras em completamente brancas.

Os escorpianos são ótimos nos negócios. Eles gostam de dinheiro, porque isso lhes permite ter controle e poder. São bons políticos, médicos, astrólogos e financistas. Possuem uma intuição poderosa, juntamente com poderes místicos e espirituais fortes. Se um escorpiano escolhe uma vida criminosa, ele pode acabar sendo um dos membros mais letais e cruéis da sua roda de crime.

O Grande Dilúvio aconteceu no mês de Escorpião. A geração de Noé era corrupta, e Deus não viu outro caminho senão destruí-la completamente através do dilúvio. Apenas Noé, sua família e pares de todas as criaturas na Terra sobreviveram, por causa da proteção fornecida pela Arca.

Escorpião tende a ser um mês de energia negativa e é um dos únicos meses que não tem qualquer festividade. Escorpião é um bom mês para se concentrar em padrões negativos, nos maus sentimentos que abrigamos e nas mágoas que carregamos.

Se superarmos a tendência natural à revanche, ao desejo de assumir a lei nas próprias mãos, dar às pessoas o que elas “merecem”, e nos concentrarmos em revelar mais Luz no mundo, podemos prosperar neste mês. Como diz o Rav Berg, “a guerra contra a escuridão não é feita com armas e artilharia, mas sim acendendo tantas velas quanto possível”. Quanto mais Luz trouxermos para o mundo, tanto mais escuridão eliminaremos, porque a escuridão não pode perdurar onde existe Luz.

GUIA PARA O MÊS DE ESCORPIÃO

QUALIDADES DO ESCORPIANO:

Aguçado, extremamente intuitivo, confiável, carismático, honesto, generoso

PRINCIPAL MOTIVAÇÃO:

Controle

DESAFIOS (E COMO TRANSFORMÁ-LOS):

Escorpianos são muito emocionais e levam as coisas muito a sério 
Aprenda a temer menos e a amar mais. Esse é o segredo do desapego.

Eles são famosos por sua inveja e língua afiada.
Qual é o castigo para a inveja? A própria inveja!

Uma coisa que a maioria das pessoas não sabe sobre os escorpianos é que eles são assolados por medos. 
Ao invés de usar jogos mentais para mascarar o medo, seja honesto consigo mesmo. Enfrente seus medos para conseguir livrar-se deles.

Escorpianos têm um talento para a organização e são totalmente confiáveis. Infelizmente, aí tem um gancho: eles querem controlá-lo.
Controlar as pessoas é um exercício fútil. A única pessoa que você controla de verdade é você mesmo.

Esquentado num segundo, frio no outro. 
Moderação, moderação e moderação

Como melhorar seu relacionamento com o escorpiano:

  • Mantenha a calma. Reagir a um escorpiano em crise só o coloca em uma crise maior
  • Ensine-o pelo exemplo, não com explicações lógicas
  • Encontre formas de elevar sua autoestima. A baixa autoimagem é a fonte do seu comportamento agressivo.

Como o escorpiano encontrará plenitude:

  • Reconhecendo e aceitando seus medos
  • Aprendendo a confiar nas pessoas
  • Lutando por um objetivo comum (e não uma meta pessoal)
  • Desapegando-se de experiências negativas passadas
  • Evitando revanches
  • Aprendendo a perdoar e a dar uma segunda chance

 

MEDITAÇÕES PARA O MÊS DE ESCORPIÃO

Letras do mês

Todo mês é representado por um signo do zodíaco e um planeta, ambos criados a partir de uma letra hebraica. O Livro da Formação explica que ao meditarmos diariamente nas letras hebraicas específicas do mês, podemos plantar as sementes daquilo que gostaríamos de atrair para nossas vidas nesse mês.

Sefer Yetzirah (Livro da Formação), escrito por Abraão o Patriarca há cerca de 3.800 anos, afirma que as letras hebraicas são o DNA do universo. Elas são a representação física das forças de energia que criaram tudo, desde os planetas até as galáxias.

Imprima-os, cole-os em sua parede ou carregue-os consigo: faça o que for preciso para que elas sejam parte regular do seu dia. Para saber mais profundamente sobre o significado da astrologia kabalística e como ela pode transformar totalmente todas as facetas da sua vida, recomendamos a leitura do livro Astrologia Kabalística, que pode ser encontrado em nossa loja online.

Clique aqui para uma meditação guiada para o mês de Escorpião com Karen Berg

Combinação do Tetragrama

Todo mês tem uma combinação diferente do Tetragrama para atrair a Luz única que é específica para esse mês. O Tetragrama representa o nível mais alto de espiritualidade. É um nome de Deus de 4 letras. Através desses 4 canais, recebemos a Luz necessária para nos desvencilharmos da nossa natureza, que é o trabalho espiritual que viemos fazer nesse mundo. O mundo do Tetragrama é o mundo metafísico, onde a realidade não é comandada pelas limitações físicas. Cada letra nesse nome de Deus se refere a uma dimensão diferente. Ao meditar na combinação de letras, ganhamos a capacidade de nos livrarmos daquilo que um dia fomos e nos transformarmos naquilo que pretendemos ser.

 Clique aqui para ler os guias e meditação dos outros meses