Guia e meditação para o mês de Leão | Av

Leão é um dos três meses mais negativos do ano. Os outros dois são Tevet (Capricórnio), porque é regido por Saturno, um planeta de julgamentos rigorosos e Tamuz (Câncer), por ser regido pela Lua.

Leão é regido pelo Sol e é a Coluna da Esquerda dos signos de fogo. Isso indica uma influência adicional de fogo, que se expressa como julgamentos – queimando e consumindo fogo sem equilíbrio. Este é o motivo por que vivenciamos uma polaridade de eventos, alguns negativos, outros positivos. O Livro da Formação diz que a letra Tet criou Leão e a letra Caf criou o Sol. Juntando-as, obtemos uma combinação energética que controla o mês de Leão.

No centro do nosso sistema solar, o Sol leva luz e calor a cada um dos planetas, sem o que a vida orgânica não poderia existir.

As pessoas nascidas neste mês são famosas por se comportarem como o Sol. Suas marcas registradas são liderança, determinação, dominação e poder e, quando em pleno vigor, essa combinação pode levar a armadilhas de ego e orgulho. Os leoninos facilmente assumem posições de liderança. Mas temos que lembrar que o único controle que possuímos é o autocontrole. Quaisquer sentimentos de ego, orgulho e superioridade só nos impedem de ajudar os outros.

O mês de Leão é conhecido por grande quantidade de eventos negativos, que transpiraram através da história nessa época: a destruição dos dois Templos Sagrados em Jerusalém aconteceu no nono dia de Leão. O massacre sistemático dos judeus pelo regime nazista de Hitler também foi ordenado durante esse mês.

O número nove, representado pela letra hebraica Tet, nos conecta com a Sefirá de Yêsod, que manifesta toda a energia coletada de todas as emanações luminosas superiores. Jerusalém foi e continua sendo o centro energético do mundo. Quando as pessoas de Israel, mais especificamente as residentes em Jerusalém, escolheram não se comportar com dignidade humana para com o próximo – essa energia foi criada e se acumulou em Yêsod – e teve que se manifestar; e o fez através de uma explosão de negatividade no nono dia de Leão, causando um curto circuito mortal.

O nono dia de Leão é um dia de jejum, não porque os dois Templos foram destruídos, mas porque é um dia que se presta a calamidades. A culminação da energia negativa criada pela falta de união e dignidade humana entre as pessoas se acumula e se manifesta no nono dia de Leão. Qual é a solução?  Uma mudança de consciência e de comportamento. É muito fácil apontar o dedo e culpar os outros, mas é mais difícil transformar-se e mudar de atitude, ser paciente, perdoar e ser amoroso. Se cada um de nós pudesse perceber-se como uma bomba relógio, em que qualquer ato de interesse próprio pudesse disparar o gatilho, seríamos muito mais cautelosos em nossas ações e palavras. Onde existe maior escuridão, aí também se encontra o maior potencial de revelar incrível Luz; mas tudo depende das nossas ações.

Para amenizar o julgamento deste mês, também temos dois eventos muito positivos:

O QUINTO DIA DE AV – aniversário de falecimento do Rav Isaac Luria (o Ari). Ele escolheu deixar o mundo no quinto dia – que representa a emanação luminosa de Hod – para transformar daveh (pobreza e fraqueza). A morte do Ari, que não representa uma morte física, nos fornece uma abertura para a Luz, com a qual podemos nos conectar, ao estudar seus escritos nessa noite.

DÉCIMO-QUINTO DIA DE AV – o dia mais feliz do ano. Neste dia, tanto o Sol quanto a Lua ficam plenos. O Sol – Zeir Anpin, o pólo positivo – representa o aspecto masculino do nosso universo. A Lua – Malchut, o pólo negativo – representa o aspecto feminino do universo. Quando a Lua reflete a luz do Sol, recebemos este poder de devolver Luz, a força de dar, cuidar e amar incondicionalmente. É por isso que nossos sábios afirmaram que não existe dia mais feliz no ano, e esta rara oportunidade cósmica nos permite encontrar nossa alma gêmea.

Da mesma forma que o Sol e a Lua estão em harmonia neste dia,  nós também podemos atrair esse tipo de parceria para nossas vidas.

GUIA PARA O MÊS DE LEÃO

A energia de cada mês afeta todos nós da mesma forma – tenhamos ou não nascido neste signo específico. E como agora estamos entrando no mês de Leão, gostaríamos de ajudá-lo a ver como Leão o afetará e mostrar o que você pode fazer para usar esta energia em seu favor. 

QUALIDADES DO LEONINO:

Generoso, paternal, honesto, líder natural, carismático, bom papo, socialmente competente, força interior, amor próprio, criativo, independente, lida bem com o estresse e a responsabilidade, força física, atraente, orientado para resultados.

PRINCIPAL MOTIVAÇÃO:

Obter respeito

QUALIDADES NEGATIVAS (E COMO TRANSFORMÁ-LAS):

Orgulho

Peça à Luz para ajudá-lo a controlar o ego, trabalhe para ser um recipiente mais forte para a Luz e não para desejos egoístas.

Mania de controle

Use suas forças para ajudar os outros e não para dominá-los

Necessidade de ser o centro das atenções

Entenda que você não é o centro do universo – só a Luz sabe o que é melhor. A Luz está em toda parte, o tempo todo; logo, é importante escutar os outros.

Falta de sensibilidade

Peça ajuda para entender a dor e as necessidades dos outros. Vá além dos seus próprios desejos.

Egocentrismo

Demonstre maior empatia, tente entender a perspectiva do outro.

Suscetibilidade a adulação

Entenda que os talentos são dados pela Luz para serem usados para a Luz. Eles não são conquistados ou merecidos.

Generosidade, desde que sejam reconhecidos como doadores

Dê para ajudar os outros em seus caminhos espirituais e não para satisfazer seu próprio ego.

Falta de diplomacia

Pense antes de falar. Seja sensível aos sentimentos do outro.

Enxerga o panorama completo, mas negligencia os detalhes

Desacelere e invista tempo para enxergar os detalhes.

COMO MELHORAR O RELACIONAMENTO COM UM LEONINO:

  • Demonstre respeito e confiança
  • Escute – não contradiga
  • Dê ‘feedback’, ajude o Leonino a enxergar o impacto de suas palavras e ações sobre os outros.
  • Não julgue

 

COMO UM LEONINO ENCONTRARÁ PLENITUDE:

Dando, simplesmente com o interesse de compartilhar

MEDITAÇÕES PARA O MÊS DE LEÃO

Letras do mês

Todo mês é representado por um signo do zodíaco e um planeta, ambos criados a partir de uma letra hebraica. O Livro da Formação explica que ao meditarmos diariamente nas letras hebraicas específicas do mês, podemos plantar as sementes daquilo que gostaríamos de atrair para nossas vidas nesse mês.

O Sefer Yetzirah (Livro da Formação), escrito por Abraão o Patriarca há cerca de 3.800 anos, afirma que as letras hebraicas são o DNA do universo. Elas são a representação física das forças de energia que criaram tudo, desde os planetas até as galáxias.

Imprima-os, cole-os em sua parede ou carregue-os consigo: faça o que for preciso para que elas sejam parte regular do seu dia. Para saber mais profundamente sobre o significado da astrologia kabalística e como ela pode transformar totalmente todas as facetas da sua vida, recomendamos a leitura do livro Astrologia Kabalística, que pode ser encontrado em nossa loja online

Clique aqui para uma meditação guiada
para o mês de Leão com Karen Berg

Combinação do Tetragrama

Todo mês tem uma combinação diferente do Tetragrama para atrair a Luz única que é específica para esse mês. O Tetragrama representa o nível mais alto de espiritualidade. É um nome de Deus de 4 letras. Através desses 4 canais, recebemos a Luz necessária para nos desvencilharmos da nossa natureza, que é o trabalho espiritual que viemos fazer nesse mundo. O mundo do Tetragrama é o mundo metafísico, onde a realidade não é comandada pelas limitações físicas. Cada letra nesse nome de Deus se refere a uma dimensão diferente. Ao meditar na combinação de letras, ganhamos a capacidade de nos livrarmos daquilo que um dia fomos e nos transformarmos naquilo que pretendemos ser.

Clique aqui para ler os guias e meditação dos outros meses