Consciência Mensal - Áries/Nisan | Criança do Universo - por Karen Berg

Somos todos filhos de Deus. Independentemente de onde nossos caminhos individuais possam nos levar, viemos da mesma Fonte Divina. No nível da alma, toda a humanidade está ligada. Esta unidade é um alicerce; é a Fundação que existe por baixo de nossa diversidade. Simplesmente estar ciente disso traz a capacidade de reunir as pessoas para revelar a Luz de Deus:  talvez neste mês mais do que nunca antes.

O Sefer Yetzirah ou Livro da Formação, de autoria de Abraão o Patriarca, nos diz que Áries — ou Nissan, em Hebraico — é o primeiro dos doze meses. Como tal, sua Lua Nova é considerada como o primeiro dia do calendário kabalístico. Você poderia pensar que o ano começaria no Rosh Hashaná, o primeiro dia do mês de Tishrei, mas este não é o caso. De acordo com os kabalistas, de Nissan até Elul temos o que são considerado os meses "masculinos" — um tempo de ação, e de Tishrei até Adar, temos os meses "femininos" — um tempo de manifestação. O que isto significa para nós é que Deus, em Sua infinita sabedoria, pensou em criar para tudo uma estação. Há um tempo de colher e um tempo de semear; o tempo de plantar sementes e o tempo de colher; a hora de trabalho duro e o tempo para desfrutar os frutos do nosso trabalho. Desta forma, podemos ver por que os kabalistas se referem a Rosh Hashaná não como o ano novo, mas como a "cabeça" do ano. Áries, por outro lado, é o novo ciclo que começou. A capacidade de criar para nós mesmos um ano positivo começa agora.

Partindo deste conhecimento, já podemos começar a entender o poder imenso que existe durante este tempo. Os primeiros dias de Áries são o nível de semente de tudo o que está por vir! Portanto, é essencial que façamos nossos pensamentos, palavras e ações mais positivos quanto possível agora, para criar para nós mesmos uma experiência mais positiva de tudo o que se seguirá.

Isto é, naturalmente, mais fácil de dizer do que fazer. Energia positiva é fácil de manter e dar livremente aos outros quando a vida está ótima e excelente, mas no momento em que o universo nos envia um desafio, a positividade muitas vezes sai porta afora. Eu gosto de dar o exemplo de passar um fim de semana espiritual em um retiro de meditação. Claro, nós vamos nos encher de energia positiva enquanto estivermos lá e talvez até mesmo quando voltarmos para casa! Mas uma vez de volta à rotina de nossas vidas — que é a construção de nossas próprias escolhas de vida — é onde existe o verdadeiro teste de nossa espiritualidade. O dia a dia é onde as lições cármicas aparecem como o caos que prepara o palco para o nosso ego. Aí então nos é dada a escolha de deixar nosso ego entrar ou ouvir a nossa alma.

O mês de Áries nos dá uma ferramenta maravilhosa para viver, no próximo ano, com nosso ego sob controle, não no controle. Esse presente é a festividade de Pessach. Tradicionalmente, Pessach é considerada como a comemoração da libertação dos hebreus do Egito, orquestrada por uma parceria entre Deus e Moisés. O Zohar explica essa história um pouco diferente, revelando que Pessach é uma janela de tempo que nos apresenta a energia para remover a escravidão que é mantida pelo nosso próprio ego. Áries é um tempo influenciado pelo planeta Marte, que é o planeta da guerra. Nesta época do ano, temos a assistência universal para ir para a guerra e vencer contra aquela voz dentro de nós que nos faz pensar apenas em "mim". E enquanto nós pudermos fazer a pergunta, o que há de errado com isso, sabemos que do ponto de vista kabalístico que o pensamento em nós mesmos é uma abertura para o caos.

Para ajudar a todos nós a reinar sobre o nosso ego, para que possamos criar um espaço para nossa verdadeira Luz brilhar e para a voz da nossa alma ser ouvida, eu incluí abaixo algumas dicas para o mês. Acredito que elas podem minimizar a possibilidade do caos entrar, bem como nos ajudar a gerenciar o caos quando ele acontece, aproveitando ao máximos esses dias energéticos.

Dicas para o mês de Áries:

1. Lembre-se: É apenas um teste! Como o primeiro signo do ano, Arianos são muitas vezes chamados de "crianças do universo," então eles podem fazer birra quando a vida não está indo do seu jeito. Por outro lado, Arianos podem usar sua natureza infantil para manter um sentimento de admiração, temor e divertimento quando se trata do jogo da vida — eles devem optar por vê-lo como tal. Na maioria das vezes quando a vida nos lança o inesperado, é apenas um teste para permanecermos positivos: é tudo parte do jogo! Também não fique muito atolado por "más notícias" neste mês. Podemos escolher ser uma vítima para o capricho universal ou podemos ficar no banco do motorista e seguir em frente, continuar compartilhando, continuar sorrindo. Quando você sabe que é tudo para o melhor, você está certo para passar no teste!

2. Tenha empatia pelos outros. Novamente, como o recém-nascido dos signos astrológicos, é muito fácil, durante o mês de Áries, cairmos no modo do "eu, eu, eu". Uma das coisas que podemos fazer para combater isso é estender a mão para aqueles que sabemos que estão passando por um momento difícil. Não precisamos corrigir seus problemas. Não precisamos nem dar nossos conselhos. Simplesmente dando uma mão para segurar e um ouvido para ouvir, podemos ajudar os outros a não se sentir tão sozinhos neste mundo, ao nos lembrarmos o quanto temos para nos sentir gratos.

Falando de empatia, se alguém tratá-lo mal este mês, tente-se lembrar que normalmente são pessoas magoadas que magoam as pessoas. Todo mundo está travando sua própria batalha pessoal este mês. Isso não significa que precisamos nos tornar um capacho para os outros. Podemos sempre escolher nos distanciar da negatividade que nos prejudicou, e podemos também escolher lembrar que não existem pessoas "negativas", apenas pessoas que passaram por situações negativas. Nunca poderemos saber a história completa sobre o motivo pelo qual alguém se comporta de determinada maneira, mas podemos dar aos outros o benefício da dúvida. Isto vai percorrer um longo caminho para nos ajudar a evitar conflitos este mês e manter estes primeiros dias do ano o mais positivo possível.

3. Seja consciente da união. Nós todos temos nossas diferenças. Não precisamos concordar em tudo para estar em união. Só precisamos respeitar um ao outro o direito a suas escolhas. Para despertar essa consciência, eu criei um movimento que acontecerá na Lua Nova de Áries. Por todo o mundo, pessoas de todas as religiões e as modalidades espirituais vão se unir para uma hora de despertar seu espírito de qualquer forma que escolherem. Você consideraria se juntar a nós? Você pode ler de um livro sagrado, fazer uma hora de yoga ou meditação, voluntariar em um centro comunitário local, estar na natureza ou mesmo ouvir uma música: seja o que for que faça você se sentir pessoalmente conectado com a Luz. A hora pode ser de sua escolha, a qualquer momento durante a noite de segunda-feira, 27 de março.

Para nos ajudar sentir a união, peço-lhe para usar a hashtag #hourofspiritualunity na plataforma de mídia social da sua escolha para nos contar como você vai passar sua hora. Desta forma, amarramos todos os nossos muitos fios de práticas espirituais em uma única, forte e unificada mensagem para o mundo.

Não me lembro de nenhum momento melhor para isso do que a semente do ano novo kabalístico. É minha oração que nossos esforços unificados criarão para nós uma semente a partir da qual a Árvore da Vida pode crescer, não apenas só para nós mas para todo o mundo para ser nutrido de para o próximo ano.

De fato, como o mês de Áries é a criança do universo, neste mês, podemos conectar com a ideia de que somos todos filhos de Deus, independentemente de como escolhemos nos conectar com o infinito.

Desejando-lhe um mês maravilhoso e um ano que está cheio de Luz,

Karen