O que é Kabbalah?

O que é a Kabbalah?

Kabbalah é uma sabedoria milenar que revela como o Universo e a vida funcionam.

Como começar?

Conheça os 3 passos para iniciar o estudo da Kabbalah:

Consciência Semanal

Nós estamos separados para que possamos encontrar união.

Nós somos diferentes para que possamos escolher harmonia.

Nós somos diferentes para que possamos descobrir as muitas formas nas quais somos surpreendentemente os mesmos.

Esta semana, lemos a porção de Bamidbar, o primeiro capítulo no livro Números. É nesta história que os próprios Israelitas são contados ou “numerados”. Por que o Criador pediu para saber quantos seguidores Ele tinha? Afinal ele é o Criador. Ele já não saberia em sua onipresença? Felizmente temos o Zohar para ajudar a esclarecer este assunto.

600.000 almas foram contabilizadas. Assim como existiam 600.000 quando estavam no Egito, 600.000 quando deixaram o Egito e 600.000 quando vagavam  pelo deserto. E quantos tinham quando entraram na terra de Israel? Você adivinhou! 600.000. E como poderia ser? Tanta coisa aconteceu entre cada um destes períodos; indivíduos morreram e bebês nasceram, ainda assim o número não se alterou. O Zohar revela que 600.000 é o número de centelhas da Luz do Criador que estão distribuídas em todas as almas aqui na Terra. Existem bilhões de pessoas no planeta, muitas delas compartilham a mesma centelha que você ou eu. (A propósito, quando você conhece alguém e imediatamente sente uma atração ou uma conexão de alma com ela, isto é frequentemente o razão).

E não é coincidência que a Torá também tem exatamente 600.000 palavras. Se uma única letra destas palavras faltar, isto anula toda a Torá. O que a Torá está tentando nos ensinar? Nós somos todos uma parte da força divina conhecida como Luz criadora. Podemos parecer fragmentados, no entanto estamos todos conectados na essência. Como cada letra da Torá tem um propósito, assim também tem cada pessoa. E o propósito é ajudar uns aos outros. Pois é somente com nossas forças combinadas – a união de todas as centelhas – que fazemos a soma do todo. É por isso que respeito mútuo e dignidade humana para todas as pessoas, mesmo para aqueles cujas maneiras são diferentes das nossas, é tão importante.

Nós fomos feitos para sermos diferentes; nós fomos feitos para sermos variados e mesmo assim agir como Um.

Esta é uma semana poderosa para praticar união. Isto não quer dizer que devemos nos tornar melhores amigos de todos. Não precisamos todos dar as mãos e cantar kumbaya. Só precisamos estar conscientes do valor de cada um, do valor em cada centelha que é único em si mesmo. Todos nós temos pessoas que nos provocam, talvez nem sabemos o porquê, alguma coisa neles nos incomoda, certo? Bem, está é uma boa semana para fazer algo agradável para estes indivíduos. Convidá-los para um café ou ajudá-los com o trabalho. Deixar algo especial em sua mesa, anonimamente. Podem parecer pequenas coisas, no entanto é dentro das pequenas gentilezas que construímos pontes onde uma vez existiam paredes. É assim que nos tornamos mais unidos, mais inspirados e a um passo, a cada dia, de um mundo mais em paz.

Desejo a vocês uma semana abençoada,

Karen

→ clique aqui para ler outros artigos de Karen Berg

 

Cursos, Seminário e Eventos

Ferramentas Kabalísticas

Astrologia Kabalística

Os conhecimentos adquiridos a partir da leitura de um mapa...

Zohar

O Universo não começou com um átomo ou uma partícula...

72 Nomes

Os 72 Nomes de Deus não são nomes no sentido comum, são 72...

Ana Bekoach

O Ana Bekoach é talvez a oração mais poderosa de todo o...

Meditacão de Proteção

O que há de tão importante em uma simples fita vermelha...